sexta-feira, 5 de junho de 2020

O Ciclo do Ecolápis – Desafio Faber-Castell/ABAE


Este projeto surgiu como complemento à abordagem do tema “Comunidades sustentáveis”, a par de outras atividades desenvolvidas neste âmbito, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (CMCGB), procurando educar para o consumo responsável e familiarizar os alunos com práticas de economia circular. Concretiza-se na produção de banda desenhada sobre o ciclo de vida de lápis produzidos de forma sustentável, os ecolápis, e posterior seleção para concurso a nível nacional. No CMCGB a vencedora foi a aluna Mafalda Bueso, do 5º A, com a BD "A Floresta dos lápis!".

 

Parabéns, Mafalda! Boa sorte para a próxima fase!

 

 

Analisado o conteúdo deste projeto, fez-se a sugestão à docente de Educação Visual (EV), prof.ª Alice Gradíssimo, que prontamente acedeu à proposta, direcionando para os alunos de 5.º ano, uma vez que o conteúdo “Banda Desenhada” integra o currículo da disciplina. Muito obrigada, professora Alice!

O desafio da produção da banda desenhada foi lançado aos alunos, já no 3º período, em fase de confinamento devido à pandemia da covid-19. Estudada a gramática da Banda Desenhada e a informação fornecida sobre o ciclo de vida do EcoLápis, seguiu-se então, o processo da representação gráfica e a criação da BD, numa prancha única, com a história completa.

Os alunos criaram BD's muito diferentes na narrativa e na sua expressão gráfica em BD. Alguns centraram-se na preservação da floresta e no projeto de reflorestação da Faber-Castell, outros, no processo de produção industrial e outros ainda, nas escolhas do consumidor e cuidados no manuseamento e utilização dos lápis. 

                        O trabalho da Mafalda é detentor de um bom equilíbrio entre a qualidade artística e a mensagem simples de proteção da floresta, através do uso responsável de produtos consumíveis como os lápis, corroborada na substituição gráfica das árvores pelos lápis, numa linguagem infantil própria deste nível etário. A vinheta circular marca o princípio da história, estando nela representado o título construído sobre uma linha curva que acompanha a circularidade da vinheta. Os diversos balões foram colocados de forma criativa no uso do espaço, saíram da vinheta tendo potenciado um efeito visual bastante interessante. O uso de colagem (técnicas mistas), observado na 3ª vinheta conferiu um aspeto realista contrastante com a expressão infantil inerente a este grupo etário. A aluna utiliza diversos planos embora se tenha centrado mais no plano de conjunto e plano médio.
 

Outros trabalhos de grande qualidade também se destacaram e evidenciaram o empenho e o trabalho dos nossos alunos. Desses, apresentamos aqui alguns.

 

Muitos parabéns a todos!

 















0 comentários: